Dia 20 de Novembro…

Padrão
O 20 de novembro trata da data do assassinato de Zumbi, em 1665, o mais importante líder dos quilombos de Palmares, que representou a maior e mais importante comunidade de escravos fugidos nas Américas, com uma população estimada de mais 30 mil. Em várias sociedades escravistas nas Américas existiram fugas de escravos e formação de comunidades como os quilombos. Na Venezuela, foram chamados de cumbes, na Colômbia de palanques e de marrons nos EUA e Caribe. Palmares durou cerca de 140 anos: as primeiras evidências de Palmares são de 1585 e há informações de escravos fugidos na Serra da Barriga até 1740, ou seja bem depois do assassinato de Zumbi. Embora tenham existido tentativas de tratados de paz os acordos fracassaram e prevaleceu o furor destruidor do poder colonial contra Palmares.
Fonte: http://www.comciencia.br/reportagens/negros/03.shtml

Um dia para reflexão. O dia 20 de Novembro simboliza toda a luta do povo negro para diminuir o abismo existente entre o povo negro e branco neste país. Esta data é comemorada desde 1971 e substituiu o 13 de maio (abolição da escravatura) como a principal data do movimento negro.
Hoje, graças a muita luta dos movimentos ligados à causa negra, os afro-descendentes conquistaram mais espaço na educação, na mídia e na sociedade. Mas a causa ainda não está ganha. Ainda há muito o que se conquistar.
Consideremos o dia 20 de Novembro não como um dia para se descansar, e sim como um dia para mostrarmos ao mundo que é possível a construção de uma nação multicultural, em que negros, brancos, índios e amarelos vivam em paz e em igualdade de direitos.

Para saber mais:

Renda de negros ou pardos é metade da dos brancos, indica IBGE: http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/2006/11/17/ult82u6394.jhtm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s