A web a serviço da democracia

Padrão
A cada dia que a passa, a web vai facilitando as nossas vidas. Não precisamos mais pegar fila para pagar contas, comprar ingressos para espetáculos, jogos de futebol e cinema. Dá até para estudar pela web…
4 de março marcará o dia da primeira eleição realizada pela internet. Ela ocorrerá na Estônia, nação européia de 1,4 milhão de habitantes. E não será uma eleição qualquer: no pleito serão escolhidos os 104 parlamentares que formarão o Congresso unicameral – não há Senado – do país. Os congressistas são responsáveis por indicar o primeiro-ministro (chefe executivo).
Segundo o Tribunal Eleitoral do país, 40 mil eleitores efetuaram o registro para votar pela internet. Para efetuar o voto, o eleitor “virtual” deverá plugar seu título eleitoral eletrônico numa porta USB de seu PC conectado à web e acessar o site da autoridade eleitoral. Será necessária a digitação de duas senhas diferentes para votar. A primeira libera o acesso do eleitor à cédula digital. A segunda, confirma o voto.
A Estônia vêm se destacando no Leste Europeu como uma base de serviços de tecnologia. No país está sediado, por exemplo, o maior escritório do Skype na Europa, onde são desenvolvidas novas versões do software de VoIP.
O sistema de votação virtual já foi testado duas vezes. Os resultados positivos encorajaram o Congresso da Estônia a autorizar as eleições gerais online.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s