Para domar a fera, um leão!!

Padrão
Para domar a crise aérea, que saiu das rédeas do Governo há muito tempo, só mesmo um leão. E esse leão chama-se Nelson Jobin. Ex-ministro da Justiça do Governo FHC, Jobin se tornou um aliado importante do atual presidente durante a campanha eleitoral do ano passado. Foi uma das peças fundamentais para atrair o PMDB à base aliada que dá sustentação ao 2º mandato do presidente. Largou a cadeira de presidente do STF para se candidatar a presidente da legenda pemedebista, mas acabou retirando a candidatura antes do pleito.
Agora, assume o Ministério da Defesa em um dos momentos de maior turbulência da pasta. Terá pela frente os cacos deixados por gestões ineficientes e disputas pelo o poder, que só pioraram após os acidentes com os jatos da Gol e da TAM, as maiores empresas do setor aéreo brasileiro.
O presidente já deixou claro que o novo ministro terá todo o apoio necessário. Segundo sua excelência, Nelson Jobin terá mais sorte que o seu antecessor, Waldir Pires, pois “nós [o presidente e o ministro], agora, vamos brigar muito mais para que o Guido [Mantega, ministro da Fazenda] e o Paulo Bernardo [ministro do Planejamento] sejam mais flexíveis. Não apenas por causa da tragédia. É porque ao longo da crise fomos descobrindo falhas que precisamos corrigir […]”.
É interessante saber que o Governo está disposto a corrigir as falhas – mais que visíveis, diga-se de passagem – do setor aéreo brasileiro. Afinal, este setor tem apresentado um grande crescimento nos últimos anos e, caso continue este caos, sofrerá as conseqüências.
Agora, será que o ministro conseguirá dar um jeito nessa “zorra”? Pelo menos, ele dá sinais de que não foi nomeado apenas para “esquentar o banco”:
“Esse modelo [com vários órgãos responsáveis pelo setor aéreo] funciona? É a pergunta que estou me impondo. Darei a resposta no momento oportuno. Qualquer coisa que eu dissesse agora seria puramente impressionista”.
Uma coisa ficou clara: o ministro é hábil e cauteloso com as palavras. É esperar para ver.

Para saber mais:

Agência Estado: Jobim sinaliza mudanças na legislação do setor aéreo
Portal Exame: Trabalhar no setor aéreo também virou um caos

* Foto: Jamil Bittar/Reuters; Charge: Glauco

Anúncios

Um comentário sobre “Para domar a fera, um leão!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s