Nos gramados tupiniquins…

Padrão

Guardem bem a imagem acima. Qual seria a reação de vocês se eu lhes dissesse que este garoto vale 25 milhões de dólares? Como sempre faço no domingo, estava eu lendo na web as notícias dominicais, quando, do nada, resolvi clicar na seguinte reportagem: novo Robinho marca, Santos goleia e avança na Copa SP.

Considerado o sucessor do “artista” Robinho, o garoto Neymar (que tem apenas 15 anos) marca um dos gols do jogo, de pênalti e ajuda na classificação do Peixe para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Junior, competição tradicional do calendário futebolístico nacional que já revelou grandes craques brasileiros.

O que me impressiona, no entanto, é na supervalorização que os garotos, muitos deles de origem pobre, têm hoje. Nem preciso dizer que logo estes meninos estarão brilhando nos gramados da Europa, ganhando muita grana (e os seus empresários também).

O meu medo é a pressão que estes jovens sofrem nesta fase de aprendizado, indispensável para que deixem de ser apenas promessas para se tornarem grandes jogadores. Caso o atleta não tenha um acompanhamento profissional adequado, poderá no futuro ter problemas para se firmar na carreira. E isso vale para todas as modalidades esportivas.

Para saber mais: Como estragar um jovem esportista brasileiro?

PS: Hoje, dia 13/01/2008, o jovem atacante brasileiro Alexandre Pato estreiará, finalmente, nos gramados italianos na partida contra o Napoli. Considerado a mais nova promessa para o futuro do futebol canarinho, o menino foi comparado à dois grandes nomes da história do time “rossonero”: Van Basten e Gullit. Desejo uma boa sorte para o garoto!!!!

*Foto: http://santos.globo.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s