Ter ou Ser????

Padrão

Dilema difícil a ser respondido. Afinal, vale mais ter algo de valor ou ser alguém? Continuo a tentar encontrar a resposta para esta questão. Sinceramente, estou com saco cheio de estudar. Principalmente quando vejo que todo o meu esforço é em vão. Não adianta ser inteligente, tem que ter relacionamento. Não adianta tirar boas notas, é preciso ter iniciativa. Não adianta ter muita iniciativa, é preciso conhecer alguém influente.
Vejo alguns amigos e conhecidos que optaram a ter no lugar de ser e se tornaram mais respeitados do que eu. Têm casa, carro, a “mina da vez”, os elogios por parte dos demais amigos… Enquanto isso, o “esperto” aqui fica aí se fudendo, acordando cedo para enfrentar os dois ônibus lotados e ir trabalhar, pagando um absurdo por um curso de Administração que, às vezes, peca por falta de organização e planejamento (dois princípios fundamentais da profissão) sem ao menos saber se no futuro este diploma terá o seu real valor. E ainda agüentando conversa fiada e sendo tirado de metido, senhor de si e, é lógico, otário!
Ontem, durante uma conversa com uma moça que conheci na Facu, acabamos falando um pouco sobre as nossas experiências profissionais. Descobri que ela fez o que eu um dia tive vontade de fazer, mas fui desencorajado pela minha própria família: ela se tornou graduada em História (Bacharelado e Licenciatura). Entretanto, ela me disse que nada é do jeito como imaginava antes de se formar. No final do mês, a grana falta e as vontades ficam para depois. Ela dá aula em um colégio da rede estadual. Todo dia, ela é obrigada a lançar mão de técnicas de guerrilha urbana para passar algo para jovens que desde cedo são estimulados a ter… Manda os alunos calarem a boca (no estilo Capitão Nascimento) e empurra “guela” abaixo o conteúdo.
Mas este sacrifício a está deixando estupefata. Tão estupefata que ela decidiu fazer uma nova Faculdade: agora se matriculou em um curso de Direito. Eu, curioso, perguntei qual a motivação dela para fazer o curso. A resposta é mais esclarecedora do que um tapa na cara: dinheiro.
Depois os caras da minha turma e outras pessoas que me conhece bem me perguntam o porquê da minha cara-de-bunda… Meu, o que vale é o quanto você tem no bolso ou o quanto você pode fazer para o próximo?
Um comentário sobre “Ter ou Ser????

Deixe um comentário

