Carnaval… Folia… E lá vamos nós!

Padrão

É carnaval! Festas, micaretas, bebidas, samba, mulheres e homens bonitos… Desfile das escolas de samba! Carnaval é muito mais que um simples feriado: primeiro em função do periodo e segundo por causa da ALEGRIA!
Esse ano o feriado deixou a maioria em casa por bons 4 dias – e meio – voltando apenas na quarta-feira de cinzas após o almoço.
Afinal, por que quarta-feira de cinzas?
Simples: é na quarta-feira posterior ao carnaval que os ramos do “Domingo de Ramos” são queimados e as cinzas utilizadas para benzer os fiéis no início da Quaresma.
Históricamente, o carnaval está associado a uma ideia de afastamento dos prazeres e dos pecados carnais (carne vale), muito diferente do que é assiciado hoje nos dias de folia, onde “ninguém é de ninguém” e “vale-tudo”.
No Brasil, o Carnaval é a maior festa popular! Cada canto do país tem uma forma de festejar. O mais tradicional é o “Desfile das escolas de samba” que ocorrem principalmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Manaus e Viória, onde as escolas de samba desfilam no sambódromo, com suas alas, porta-bandeiras, baianas ao som de seu samba-enredo.
Há também as bandas e blocos, que saem desfilando pelas ruas atrás de diversão. No Rio, um dos blocos mais tradicionais é o “Cordão da Bola Preta“, que há 90 anos anima os foliões cariocas. Na região nordeste, cidades como Recife, Olinda e Aracaju mantém o “carnaval de rua”, onde as pessoas saem dançando ao som de muito frevo e maracatu.
Salvador é uma das cidades mais procuradas durante o carnaval: embalados por músicas alegres e contagiantes dos famosos cantores como Ivete Sangalo, Claudinha Leitte, Chiclete com Banana, os trios elétricos saem pelas ruas puxando a multidão que não deixa ninguem parado!
*com colaboração do Receptor de Idéias
Imagem: Jonne Roriz/Agência Estado
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s