Cidadão Gérson

Padrão

“A corrupção no Brasil é um problema sistêmico. Ela se alicerça em avatares muito profundos da nossa cultura, o que explica a recorrência dos escândalos e a nossa incapacidade histórica em lidar institucionalmente com eles. Isso está vinculado a uma autointerpretação do brasileiro de que nós somos um povo corrupto, de que a corrupção está na constituição do nosso corpo político e social”.

As palavras acima são da psicóloga social Sandra Jovchelovitch, 49, professora da LSE (London School of Economics) e publicadas na Folha Online. Retratam, de forma concreta e sincera, a situação da corrupção no país e a sua percepção pela sociedade.

O engraçado é que a corrupção está escrustada no seio da sociedade. Ou será que nunca ninguém ouviu histórias de pessoas que se vangloriam por furar fila de banco, por receber vantagens pecuniárias por seu amigo de fulano, de sicrano e de beltrano, por terem enganado alguém, por conseguirem viver com duas mulheres ao mesmo tempo…

E o mais impressionante é que esses mesmos sujeitos são aqueles que ficam “indignados”, “enojados” e “revoltados” ao assiterem à noite, no conforto do seu lar (ou no puteiro, no boteco, enchendo a cara e passando a mão na perna daquela secretária gostosa que caiu na sua rede), o noticiário nacional e constatarem que, dia após dia, notícias de escândalos de corrupção no país “abençoado por Deus e bonito por natureza”.

Afinal de contas, quem é este cidadão? A Madre Teresa de Calcutá? Não, é o Cidadão Gérson – aquele que adora levar vantagem em cima dos outros, mas que não aguenta quando é passado para trás.

PS: Que ironia: o tema da redação do Enem deste ano foi a ÉTICA. Nossa, que hilário!!! Aliás, será que alguém lembra do mensalão, dos sanguessugas, dos vampiros???

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s