Nos rumos da política: Gabeira e a aliança anti-Cabral

Padrão

Fonte: Agência Brasil

Uma questão importante intriga tucanos e “demos”: como criar condições para que Serra consiga realizar sua campanha no Rio? Vejamos os últimos acontecimentos:

  • Pensou-se primeiro no nome da ex-jurista Denise Frossard (PPS) para o governo do Rio. Ela, que jurou nunca mais participar de campanha política, recusou prontamente;
  • Depois, pensou-se em César Maia (DEM): sem chance, ele já se articula para se eleger ao Senado;
  • Eis que Fernando Gabeira (PV) volta atrás no seu intuito de se candidatar à Senador e passa a cogitar novamente a possibilidade de disputar o cargo de governador fluminense.

Entretanto, esta possível (???) candidatura ainda precisará aparar algumas arestas. Uma: a aliança PV-PSOL, praticamente sacramentada para a campanha presidencial, que poderá se dissolver antes mesmo de se concretizar.

A outra: a antipatia de Alfredo Sirkis, presidente estadual do PV-RJ, por César Maia. Detalhe: o primeiro já foi secretário de governo de Maia.

Um outro pepino seria a ganância por espaço no horário político eleitoral. Afinal, a aliança anti-Cabral, se encabeçada por Gabeira, também contará com o DEM, o PSDB e o PPS.

E a última, e mais importante delas: como comportar dois candidatos à presidência no mesmo palanque: Serra e Marina Silva (PV-AC). Uma solução interessante, incensada por Diogo Mainardi na sua coluna da Veja, seria juntá-los na disputa ao Planalto.

Agora, uma pergunta vem a calhar: o que Gabeira ganha com toda esta confusão. Em  2008, quase lhe rendeu o comando da Prefeitura da “Cidade Olimpicosa”. Mas uma coisa é o governo municipal, outra é disputar o Governo estadual contra um aliado lulista forte como Cabral, que terá a máquina pública ao seu favor (???).

Talvez fosse uma boa ideia pensar com carinho na cadeira do Senado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s