Ainda falando de futebol e negócios…

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Ah o futebol!!!! Esporte bretão, que mexe com as massas… Paixão nacional, sonho de consumo de centenas de milhares de jovens, adultos, pais e mães deste país. E cada vez mais mercantilista, profissional e rentável para clubes e atletas de alto nível.

Em um país onde o futebol business ainda engatinha, salvo exceções como o São Paulo Futebol Clube e o Cruzeiro Esporte Clube , excelências (em comparação a outras agremiações tradicionais) em matéria de gestão esportiva, algumas notícias recentes chamam a atenção. Duas delas, publicadas na última edição da revista Veja, dão conta do volume de dinheiro que envolve o esporte número 1 do Brasil e das ações que clubes brasileiros vêm adotando para aumentar as suas receitas.

Na área de marketing, exemplos como o do Corinthians, que acaba de fechar um patrocínio recorde no futebol brasileiro, serão cada vez mais comuns. Só para a temporada 2010, os clubes brasileiros que disputarão a Copa Santander Libertadores (além do alvinegro paulista, estarão no torneio continental São Paulo, Flamengo, Cruzeiro e Internacional) deverão fechar contratos que, juntos, somarão cerca de R$ 250 milhões. A explicação para isso é a visibilidade que estes clubes terão no ano, com uma forte exposição em meios de comunicação, aliado ao apelo que torneios como a Libertadores têm junto aos torcedores. Quem sai ganhando são os clubes, que ganham poder na hora de negociar direitos de transmissão e com as receitas provenientes dos jogos e licenciamentos de produtos, além das empresas parceiras, que terão a exposição de suas marcas nos meios de comunicação de massa (TV, jornais, revistas).

A tendência é que o interesse por marketing esportivo cresça, sobretudo durante os anos que antecederão a Copa do Mundo Fifa de 2014, que será no Brasil. Aliás, a entidade máxima do futebol está lucrando cada vez mais com a organização do torneio de futebol. Em 2010, por exemplo, uma de suas apostas será Fan Fests, eventos criados durante a última edição da Copa (em 2006, na Alemanha), onde os torcedores poderão acompanhar os jogos, assistir a shows, consumir bebidas e comidas e adquirir produtos licenciados da Fifa. As Fan Fests são bancadas pelos patrocinadores do mundial. Neste ano, o evento ocorrerá, além de cidades onde haverá partidas da Copa, em Londres, Paris, Sydney, Cidade do México, Berlim, Roma e Rio de Janeiro. A ideia é fazer com que as Fan Fests se tornem mais uma das fontes de receitas do torneio. Segundo reportagem da revista Exame (ed. 958), as principais fontes de receitas da Fifa são a comercialização dos direitos de transmissão dos jogos e as cotas de patrocínio.

A outra reportagem da revista diz respeito a uma nova onda entre os times brasileiros, o uniforme 3. Comum em times europeus, estes uniformes, que muitas vezes têm pouco  a ver com a tradição das equipes, são a mais nova aposta dos clubes brasileiros para conseguir receitas. Um exemplo disso é a camisa 3 do Corinthians, roxa, que se tornou uma “coqueluche” entre os torcedores (e reprovada pelos mais “conservadores”). Um outro exemplo de sucesso é a o uniforme 3 do Palmeiras, marca-texto, que caiu nas graças da torcida alviverde, chegando até a substituir, por um período, o uniforme 2 do clube (camisa branca com detalhes em verde, tradicionalíssimo). Outros clubes também têm investido em seu terceiro uniforme. O Internacional lançou um uniforme dourado. O Flamengo lançará neste ano uma camisa azul e amarela, que remete ao tempo em que o clube se dedicava quase que exclusivamente às regatas. A Associação Portuguesa de Desportos, tradicional clube da colônia lusitana de São Paulo, já a duas temporadas vem trazendo uma versão “fashion” como terceiro “manto”. Neste ano, a Penalty (fornecedora de material esportivo da Briosa), criou em parceria com a Cavalera um uniforme preto, com uma cruz de Avis em tons escuros como destaque.

É… O futebol é paixão, mas uma paixão cada vez mais merchand!!!

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