Hydrogen bus: O futuro do transporte coletivo brasileiro

Padrão

Uma solução para a diminuição da poluição das grandes cidades brasileiras começará a ser testada em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Esta solução é o ônibus movido a hidrogênio, desenvolvido pelo COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa), ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A ideia é que os ônibus comecem a circular neste mês na Cidade Universitária da UFRJ, transportando alunos, funcionários e professores. No mês que vem, é previsto que ele opere em uma linha da zona sul da capital fluminense.

Em São Paulo, o veículo está em testes com peso de areia nas linhas do corredor ABD (São Mateus-Jabaquara) da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). 

Com autonomia de até 300 km,  o ônibus é movido por energia elétrica obtida de um conjunto de baterias ligadas na rede e complementadas com energia produzida a bordo, por uma pilha a combustível alimentada com hidrogênio.

Segundo Ivan Carlos Regina, da gerência de planejamento da EMTU, “não existem diferenças significativas de desempenho operacional entre esse ônibus e os convencionais. A diferença se dá no aspecto da poluição ambiental, pois o ônibus movido a hidrogênio não apresenta nenhuma emissão de material particulado (mistura de poeira e fumaça) ou gases de efeito estufa”. Entretanto, o custo desses veículos ainda são superiores aos convencionais, o que deve fazer com que os ônibus movidos à diesel continuem a circular por muitos anos.

Este ônibus é um dos três desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio do COPPE. Os outros dois entrarão em testes até o ano que vem.

Para saber mais:

COPPE e Agência Estado

Anúncios

Um comentário sobre “Hydrogen bus: O futuro do transporte coletivo brasileiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s