2° turno…

Padrão

Charge: Pelicano

O segundo turno mal começou e já existe uma intensa movimentação nas campanhas de Dilma e Serra. O objetivo é claro: neutralizar as ações do adversário e conquistar fatias dos eleitores de Marina Silva, que saiu desta eleição muito bem na foto.

A propaganda eleitoral no rádio e na TV recomeçará ainda nesta semana. No domingo (10), haverá o primeiro debate entre os presidenciáveis neste 2° turno, na Band. E na Internet, uma das estrelas desta eleição, a movimentação dos simpatizantes petistas e tucanos continua à todo vapor.

Há cerca de 54 milhões de votos a serem conquistados. Votos oriundos da candidatura verde, que foi uma grata surpresa em 2010 e será cortejada por todos. Votos brancos e nulos de pessoas que se sentem enojadas com tudo que foi apresentado por Vossas Excelências nos últimos anos. E votos do grande contingente de eleitores que não compareceu as urnas, talvez esperando por um embate mais qualificado entre os candidatos: até o momento foram poucas propostas, muita auto-promoção e uma participação mais do que ativa do atual presidente da República na campanha eleitoral. 

Está na hora Deles realmente se apresentarem ao público, mostrarem suas posições políticas para os verdadeiros temas de interesse nacional, como Educação, Saúde, Economia e Desenvolvimento, Segurança e Transportes. O nosso papel é avaliar, mensurar e, quem sabe, optar por aquele que apresentar o melhor projeto de país, menos messiânico e mais baseado em orçamentos, programas, controle e aplicação eficientes da receita pública.

Nos últimos 16 anos o Brasil avançou em muitos pontos. Somos mais respeitados na política internacional (apesar de algumas posições extravagantes, como o apoio declarado a alguns chefes de Estado fanfarrões). A pobreza diminuiu, graças a um programa de distribuição de renda à população pobre. Conseguimos domar o monstrinho da inflação e criar uma moeda forte. Foram encontradas novas reservas de petróleo, o nosso “ouro negro”. Nunca antes na história deste país as empresas e organizações capitalistas brasileiras foram tão competitivas no mercado internacional. Entretanto…

Ainda existem alguns gargalos a serem resolvidos. As grandes Reformas, tão importantes para o nosso desenvolvimento, são relegadas à terceiro, quarto plano. Temos uma infraestrutura que não condiz com o nosso atual desenvolvimento. E precisamos avançar para garantir o nosso futuro. Melhorar a nossa Educação, formar mais mestres e doutores capazes de criar novas soluções para o campo e para as cidades brasileiras. Aliás, é preciso criar políticas públicas específicas para o campo, para a nossa grande reserva biológica (Amazônia) e para as regiões urbanas.

Portanto, senhores candidatos. Sejais honestos com o povo brasileiro. Discutam, promovam ideias. Cuidem para que as futuras gerações não sofram.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s