#EuVotoDistrital ganha um aliado de peso

Padrão

Na manhã de ontem (05/10/2011), aconteceu em São Paulo um encontro na Casa do Saber entre blogueiros e twitteiros para discutir sobre o voto distrital. Esteve presente no encontro o jornalista e comunicador Marcelo Tas, que participou como mediador de uma discussão sobre o tema.

No início do evento, Emygdio Neto falou sobre o que é o voto distrital e em seguida explicou a origem do movimento #EuVotoDistrital, gerado a partir de um “guardanapo, literalmente”. Ele também falou sobre tudo o que foi feito até agora e o que cada um dos convidados poderiam fazer para ajudar a causa.

A seguir, Amaury de Souza deu uma aula sobre os sistemas eleitorais e o voto distrital, entrando em detalhes sobre as diferenças entre cada sistema, além dos benefícios e as razões de adotá-los. A aula serviu para desmitificar e tirar dúvidas a respeito do sistema de votação distrital e para reforçar as principais ganhos para os eleitores na adoção do sistema, como aproximação do eleitor e o representante eleito e a representatividade para todas as regiões.

No final, Tas mediou a discussão final sobre o tema e lançou uma questão fundamental: “O que o eleitor ganha com a adoção do voto distrital? Os participantes concluíram que a mudança é na dinâmica do poder entre políticos e sociedade, já que com o voto distrital o eleitor tem uma identificação territorial, onde de fato existe um representante seu. Portanto, a fiscalização e a avaliação das ações do representante serão maiores.

O fato é que, com o Voto Distrital, casos de corrupção e mal uso do dinheiro público, como o escândalo das emendas orçamentárias na Assembléia Legislativa de São Paulo, se tornarão menos corriqueiros. Pois os eleitores poderão acompanhar e cobrar com muito mais rigor seus representantes, fazendo com que eles se esforcem para lutar pelas demandas de suas bases. Não por troca de favores ou negociatas, mas por respeito aos cidadãos, eleitores ou não, de seu distrito.

Mais de 106 mil pessoas já assinaram o manifesto. Seja mais um a aderir.

Conheça, mobilize, assine.

Mais informações: http://www.euvotodistrital.org.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s