Será que eles estavam errados…

Quem depende do transporte público na região Metropolitana de São Paulo é obrigado a enfrentar uma batalha diária em ônibus, vagões de trem, metrô e lotações das cidades.

Hoje, enquanto assistia o jornal SPTV, 2ª edição, vi uma reportagem que me deixou pensativo. Contava a história de 2 jovens presos por bloquear a porta do trem todos os dias para não ter que ir ao trabalho em trens superlotados (veja a reportagem aqui).

Eu, que fico 4 horas por dia, 5 dias na semana, dentro de transporte público para ir ao trabalho me pergunto: será que eles não tinham razão?

Para utilizar o transporte público hoje na região metropolitana a pessoa precisa de vigor físico, paciência e boa saúde. Do contrário, corre risco de morte. Exagero?? Pois faça o teste: pegue o metrô, às 7 horas da manhã na estação Corinthians-Itaquera do Metrô e vá até a Barra Funda, em pé dentro do vagão (difícil será você conseguir um lugar sentado). Veja com os seus próprios olhos. Ou melhor, sinta o gostinho de ser empurrado, chutado, amassado e arremessado no vagão.  

Ou então fique parado no Metrô Sé às 18 horas, horário em que 7 em cada 10 paulistanos que se utilizam do metrô estão voltando para casa. Lá, na parte de cima do mezanino da estação, dá para ver bem o caos diário vivido pelo paulistano.

Mas, para os diretores da CPTM e para a Globo São Paulo, não passam de vândalos. Será que é vândalo um cidadão que não aguenta mais conviver com o caos urbano?

Deixe um comentário